Suporte

ANALISAR E QUALIFICAR CLIENTES

Utilizando o histórico financeiro e dados simples, vamos mostrar alguns exemplos de como analisar e qualificar clientes usando um bom software financeiro.

Quais clientes compram mais ?

É muito importante conhecer quem são os clientes, quem mais contribui para o faturamento, quais os cinco que mais pagam e ainda conhecer riscos como se existe diversidade no faturamento ou se o negócio funciona em função de um cliente principal.

Um bom exemplo é a analise da curva ABC de faturamento por cliente.

clientes_x_faturamento

Onde estão ? Qual a melhor região ?

Já escutei a seguinte frase, “a melhor região é São Paulo”, e no ponto de vista do número de clientes o argumento é imbatível, mas se todos pensassem assim, o que seria das outras regiões, e da mesma maneira, porque empresas paulistas procuram outros mercados ? As vezes onde tem mais clientes, também tem mais concorrência, e talvez a região ao lado possa ser trabalhada com menos custo. Se você tiver um relatório que mostre a concentração de faturamento por região vai ficar bem mais fácil analisar.

clientes_x_regiao

Conhece o histórico do cliente ? Pode oferecer ou negar vantagens ?

Muitas vezes para vender é necessário ceder descontos, parcelar ou estender prazos de pagamento, negociações que só podem ser feitas com respaldo financeiro adequado, é necessário verificar disponibilidades de caixa e principalmente conhecer o histórico do cliente, bons pagadores podem receber benefícios, mas clientes que exigem muita negociação, precisam constantemente ser cobrados ou não costumam pagar em dia, precisam de atenção. Nossa sugestão é analisar o histórico do cliente, seja verificando o extrato por cliente ou ainda analisando as anotações feitas com o mesmo.

clientes_historico

 

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