planejamento_financeiro_2016

PLANEJAMENTO FINANCEIRO 2016

Sua empresa já fez o planejamento financeiro 2016? O ano está acabando, dezembro para muitos acaba por ser um mês muito corrido, com o décimo terceiro para pagar, férias coletivas em alguns casos e também uma oportunidade de tirar alguns dias de férias. Para quem tem a oportunidade deste descanso, deve aproveitar para refrescar e repor as energias para o novo ano.

Em um ano de muitas incertezas políticas, não devemos e não podemos ficar parados, precisamos revisar as contas e planejar o novo ano. Pode ser um momento de cautela, mas também de pensar e usar a criatividade para enxergar as oportunidades. Talvez seja necessário mais trabalho e também investimentos, que mais do nunca devem estar bem amparados com números reais, que podem ser tirados de um bom histórico financeiro da empresa e que devem usados para simular o ano advindo.

Analisando o passado

É muito importante conhecer o comportamento do seu negócio, entender as sazonalidades, períodos de baixa e de alta e principalmente visualizar a curva de crescimento tanto das vendas quanto das despesas.

A primeira análise proposta é verificação das vendas por trimestre. A maioria dos investidores prefere uma análise trimestral para avaliar o desempenho da empresa. Segue abaixo um  exemplo de um gráfico de barras por trimestre:

historico_trimestral

Mas com certeza depois de verificar os valores trimestrais, vai se querer entender os meses e o que aconteceu em cada um. Se for possível é importante tentar visualizar gráficos mensais tanto por regime de competência quanto por regime de caixa. As duas visualizações são importantes, a de regime de caixa para entender o fluxo de caixa da empresa, acompanhamento dos extratos e motivos de aplicações, resgates, empréstimos ou chamada de capital. Por outro lado quando podemos visualizar pelo o regime de competência teremos a oportunidade de entendermos como funcionaram as vendas, se foram afetadas por campanhas ou pelo comportamento do comprador, política, dólar, alterações na legislação ou outros fatores que possam influenciar o seu negócio. Segue abaixo um exemplo mês a mês pelo regime de competência.

historico_mensal

Aina queremos entender mais, e se podemos ter a visualização ano a ano do crescimento da empresa, poderemos enxergar a maturidade do negócio e gerar confiança através do conhecimento dos números financeiros para fazermos novos investimentos em nossos negócios. Segue abaixo uma visualização ano a ano em um gráfico que mostra a curva de crescimento de uma empresa, e que poderia também ser gerado na forma de barras ou radar.

histrico_anual

 

Quando analisamos ano a ano, as diferenças de visualização por tipo de regime seja de caixa ou competência tendem a se tornar muito pequenas.

 

 

Gerenciando o presente

A partir do conhecimento do passado e entendimento da tendência de vendas, precisamos entender nossa situação presente, qual o nosso potencial de produção, atendimento aos clientes, novos desenvolvimento e principalmente quanto temos de despesas.

Com relação as despesas, é um momento muito importante que precisamos conhecer as mesmas categorizadas em um bom plano de contas ou ainda por centro de custos. Precisamos conhecer muito bem as despesas fixas e aquelas variáveis que terão aumento ou decréscimo de acordo com o planejamento.

despesas_categorizadas

 

 

Planejando o futuro

Com o histórico financeiro conhecido fica muito mais de fácil de planejar e explicar aos sócios gerentes a situação da empresa e possibilidades do negócio. A partir deste momento você pode fazer simulações a partir de cenários iniciando com as despesas conhecidas que devem ser inseridas em seu sistema, usando as funcionalidades de repetição mês a mês para que a cada despesa as demais sejam geradas automaticamente para o ano ano todo. Importante prever também aquelas anuais e as que tem valores diferenciados em determinados meses, como décimo terceiro e férias. A partir destes valores incluídos no sistema, as mesmas visualizações vistas do histórico podem ser usadas para ano seguinte e ainda com facilidade de usar os valores já inclusos para conferência e validação diminuindo o esforço de digitação.

Com os valores incluídos no sistema, sugerimos gerar um relatório de fluxo de caixa mês a mês com totais e total acumulado para tentar prever a situações futuras e validar os cenários gerados. Imagine que a partir de um saldo acumulado (de preferência real), você poderá prever a situação futura e entender quando poderá sobrar ou faltar dinheiro.

fluxoDeCaixa_totais

Se você precisa de ajuda, entre em contato com nossa equipe, que termos prazer em ajudar.

Deixe o seu comentário