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ANALISAR 2015 PARA MELHORAR EM 2016

Estamos chegando na última semana de janeiro, mais perto do carnaval, e também uma boa hora para analisar 2015 para melhorar em 2016.

Muitas das ações que definimos neste início de ano se propagam para o resto do mesmo, das quais poderemos colher frutos ou alguma dor de cabeça. Quanto mais experiência sobre um assunto, menos chance de erros, assim vamos apontar algumas dicas de análise do financeiro que podem ajudar a evitar dores de cabeça e indicar caminhos mais eficientes com mais lucro para a empresa.

Analisar os clientes

Você sabe para quantos clientes sua empresa vendeu em 2015?

Saberia qual o percentual concentrado em seus 5 principais clientes?

Faça um relatório com o período de 01/01/2015 até 31/12/2016 e analise o faturamento por cliente.

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Se a sua empresa vendeu para poucos clientes ou se um percentual muito alto do faturamento se concentrou em poucos clientes, isto pode definir o tipo de empresa e para quem se deve dar mais atenção. Por outro lado poucos clientes podem ser um fator de risco mais alto, caso algum deles passe por algum tipo de crise ou resolva trocar de fornecedor.

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Vendo por outro lado, quando a empresa tem um número grande de clientes e muitos novos clientes, pode ser a hora qualificar o tipo de cliente, talvez por região, segmento de atuação e ainda por tamanho. Posteriormente ficará mais fácil fazer uma campanha de vendas dirigida para um segmento ou região e criar material de marketing baseado nestes clientes.

 

Analisar os fornecedores

Sabe-se que não é bom depender de um único fornecedor, a não ser que seja uma franquia, onde neste caso o franquiador cuida deste aspecto.

Analisando a quantidade de fornecedores e o montante comprado de cada um em 2015, pode-se ter boas análises. Observando montantes consideráveis comprados de um mesmo fornecedor, e com este dados em mãos, pois o fornecedor também geralmente tem os dados dos compradores pode-se barganhar melhores prazos e descontos, e ainda programar melhor as compras em função do estoque e de valores de transporte.

Identifique primeiro os principais fornecedores e depois tente verificar como aconteceram as compras no decorrer do ano.

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Outras análises

Em nosso software ainda será possível fazer o mesmo tipo análise para contratos, centro de custos, projetos e também por uf.

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E também, fazer as combinações necessárias para se analisar os casos mais específicos e visualizar dados exclusivos como ver o fluxo de caixa de um contrato, os clientes de um centro de custos ou de um projeto ou ainda de um centro de custos e um projeto associados.

 

Precisando de ajuda, entre em contato com nosso suporte, teremos prazer em atendê-lo, mesmo que ainda não seja cliente.

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