A empresa que vende produtos ou presta serviços precisa receber por isto, a para tanto vamos falar sobre 5 dicas para o contas a receber, com intuito de organizar e facilitar a gestão de cobranças.
1 .MANTENHA O CADASTRO DOS CLIENTES ATUALIZADO
Cnpj, cpf, inscrição estadual, endereço podem ser validados com uma consulta on-line grátis no site da receita federal, onde também pode ser conferida a situação da empresa, se está ativa ou tem alguma restrição. Claro que as vezes isto não é o bastante, mas já é um bom começo. A consulta no serasa é uma segunda opção bem mais completa e consistente, mas tem seu custo que dependendo do valor da venda pode ficar muito cara.
2. EXIJA A CONFIRMAÇÃO DO PEDIDO
Se for serviço providenciar a assinatura do contrato, se for venda de produtos pode ser por e-mail ou assinado em casos presenciais. É muito importante a confirmação do cliente, dúvidas posteriores serão mais facilmente sanadas se foram pré explicadas no orçamento e pedido. Cinco itens básicos são essenciais: Discriminação dos serviços/produtos, valor total, forma de pagamento, prazo de entrega e despesas com transporte (frete para produtos e deslocamentos para serviços quando for o caso),
3. GERE DOCUMENTOS PARA A FATURA
Gere os documentos destinados a fatura e envie para o cliente, para que o mesmo tenha uma forma de confirmar a compra ou entrega dos produtos e serviços. Estes documentos podem ser a nota fiscal, um documento de aceite da entrega de um serviço, aceite de uma etapa do contrato, relatório de horas ou simplesmente um aviso por email no caso de pagamentos por depósito bancário. O importante é notificar o cliente do pagamento.
4. UTILIZE MECANISMOS DE COBRANÇA
O pagamento através de depósito bancário, não tem taxas, mas o dia a depositar é controlado pelo cliente, e as vezes por motivo de falta de caixa o clientes pode dar preferência aos pagamentos que não gerem multas e juros e sejam mais difíceis de ser negociados. A utilização de boletos bancários e cartões de crédito facilitam a cobrança. Utilize um bom sistema de gestão financeira.
5. ATUALIZE O CONTAS A RECEBER
Verifique constantemente o conta a receber. A inadimplência sempre é mais fácil de ser cobrada, quanto antes for detectada e antes for contactado o cliente, portanto fique de olho nos retornos de boletos bancários e cartões e confira constantemente os extratos.
No dia a dia este passos se tornam corriqueiros, e sem perceber o processo, as vendas passam ser feitas rapidamente e de forma correta, as vezes juntando alguns passos em uma mesma etapa e simplificando o relacionamento com os clientes. Se as condições foram previamente escritas e aceitas, diminui-se as reclamações, facilita-se a cobrança de inadimplentes e evita-se a maioria das negociações erradas.
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