Suporte

COMO SABER SE ESTOU TENDO PREJUÍZO

Um indicador emocional que pode motivar o empresário a procurar saber exatamente se está tendo prejuízo é o bem estar do mesmo. Cansaço, falta de dinheiro no final do mês, pode ser um sinal para prestar atenção as finanças do negócio, será que estou tendo prejuízo, como calcular?

Da mesma forma que cálculo o lucro, também calculo o prejuízo ou a falta de lucro. É muito importante conhecer o DRE (demonstrativo de resultado do exercício) , entender o fluxo de caixa do negócio e se possível entender a diferença entre custo e despesa.

Entendemos por custo, os materiais e serviços que são necessários para produzir o serviço ou produto entregue para o cliente, se vendo mais, terei mais custos e da mesma forma vendendo menos, terei menos custos, quanto as despesas acontecerão independentes da minha produção. Aluguel, folha de pagamento, impostos anuais como alvará de funcionamento são despesas que acontecerão de qualquer forma independente da quantidade vendas que for feita. A margem de contribuição que é o total do faturamento, menos impostos e custos, tem que ser maior que as despesas. Caso isto não ocorra estou tendo prejuízo.

 

CUIDADOS

É comum pequenos empresários misturarem suas contas com as da empresa, e por vezes o que acontece é que a pessoa tem prejuízo, mas a empresa pode estar tendo lucro. Se nada for feito, com certeza empresa e empresário vão falir. Por outro lado a separação destas contas, inicia por organizar as finanças e ajudar a definir a importância dos gastos e de como tomar as decisões para resolver cada problema, se a empresa está pagando pró-labore inferior ao que o empresário necessita, este deve repensar o negócio ou tentar abrir novas frentes, caso seja o outro fator, a pessoa, deverá reavaliar suas contas antes de tirar dinheiro em demasia da empresa.

 

OUTRO PROBLEMA

É bastante comum o uso inadequado do fluxo de caixa, quando se compra mais do que se vende, aumenta-se o estoque e diminui o capital de giro, caso use algum empréstimo, começa a oneração com juros. Se a empresa tem lucro, já comprovado no DRE, geralmente o problema está no fluxo de caixa, que pode simplesmente estar defasado, como por exemplo, quando compramos os insumos a vista e recebemos a prazo, ficamos sem dinheiro em caixa e o fluxo só se estabiliza meses depois. Muitas empresas faliram ao agir desta maneira, se algum cliente grande furar, por vezes não há tempo de se recuperar.

 

CONCLUSÃO SOBRE PREJUÍZOS

Conhecer o prejuízo, lucro e o fluxo de caixa é extremamente importante para garantir o futuro financeiro da empresa. Os softwares de gestão atualmente são ferramentas praticamente obrigatórias para as empresas de sucesso. Com o FinanceiroWeb que é intuitivo, prático e bastante completo a visão do fluxo de caixa, atual e futuro é facilmente obtida após a digitação das despesas, recebimentos e transferências feitas pela empresa. Nosso software pode ser a chave do seu sucesso.

Faça o controle de suas finanças de maneira eficiente a partir de R$ 29,00 mensais

[button_2 color=”orange” align=”center” href=”http://bit.ly/FinanceiroWebExperimente”]EXPERIMENTAR AGORA GRATUITAMENTE[/button_2]

Rolar para cima

Formulário preenchido!
Nossa equipe vai entrará em contato em breve, obrigado.