O acirramento da competitividade e o alto custo do dinheiro exigem das empresas maior eficiência na gestão de seus recursos. E assim, tendo em vista que, em geral, no Brasil, os controles financeiros das pequenas e médias empresas, são feitos via planilhas Excel ou de forma manual (livros-caixa), ficam evidentes problemas tais como: falta de histórico do movimento contábil, grande ocorrência de erros pequenos e até grandes, além da demora na localização de títulos a receber de clientes e a falta de informações gerenciais.
Através do Sistema FinanceiroWeb, o usuário pode fazer as movimentações diretamente na base de dados, por meio de uma conexão segura (https://) com a internet. Podendo assim obter informações precisas, rápidas e de forma confiável em tempo real e a qualquer hora. O Sistema FinanceiroWeb além de trazer modernidade à administração financeira da empresa, agrega também o benefício dos relatórios para tomada de decisão, para controle e para um melhor planejamento do fluxo-de-caixa.
CONTROLES FINANCEIROS E A GESTÃO DAS PMEs
Para Frezatti (1997), “um instrumento gerencial adequado é aquele que permite apoiar o processo decisório da organização. Sem ferramentas de controle, as atitudes administrativas são tomadas de modo empírico, o que na maioria das vezes acaba gerando ônus financeiro às empresas o que se reflete em um resultado negativo no caixa”. Com as informações gerenciais disponibilizadas, o administrador pode prever problemas no fluxo financeiro antes que aconteçam, podendo ainda ter um maior controle interno, além de históricos precisos sobre resultados junto aos melhores clientes e fornecedores.
E assim, independente da empresa ser grande, média ou pequena, todo gestor necessita de conhecimento para fazer o processo de gestão fluir de maneira positiva e com rentabilidade, para tanto, é necessário conhecer alguns conceitos importantes sobre gestão empresarial. Segundo o Dicionário Brasileiro (1986) e Mosimann (1999), o termo gestão deriva do latim gestione e significa gerir, gerência, administração. A administração – ou gerência – não é um departamento nem um cargo; administrar é uma ação que existe em todos os departamentos e em todos os níveis organizacionais, sendo usualmente relacionadas às atividades de planejar, coordenar, organizar, dirigir, controlar, motivar.
O CONTROLE FINANCEIRO DO FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA
No Sistema FinanceiroWeb, o controle de caixa tem a finalidade de manter registro de todos os recebimentos e pagamentos da empresa que ocorrem diariamente. O Sistema FinanceiroWeb mantém o registro diário de caixa, que constitui-se numa seqüência de gastos e recebimentos efetuados durante um determinado período. Um investimento de capital é caracterizado por um determinado gasto inicial e um fluxo de recebimentos futuros. Dessa forma, pode-se dizer que, ao ser realizado um investimento, os gastos e recebimentos dele provenientes originam um fluxo de caixa.
A sobrevivência da empresa depende do grau de acerto da gestão financeira. Se os fluxos de caixa são bem gerenciados, dimensiona-se com segurança o capital de giro. Essa é uma das preocupações das empresas, pois os custos financeiros podem absorver valores significativos das receitas operacionais.
O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas para os gestores de uma empresa, pois, permite que sejam prognosticadas, planejadas e projetadas as necessidades ou não de busca de recursos financeiros por parte da empresa para determinado período. Para Gitman (2004), “o fluxo de caixa é o sangue da empresa, é o tema de preocupação básica do administrador financeiro, tanto na gestão das finanças no dia-a-dia quanto no planejamento e na tomada de decisões estratégicas voltadas para a criação de valor para o acionista”. Em suma, no Sistema FinanceiroWeb o fluxo de caixa está conceituado de uma forma mais sintética e prática, pois o mesmo é um instrumento vital de planejamento financeiro, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado.