Neste post abordaremos dicas e mostraremos alguns tipos de relatórios para prestação de contas rápida e fácil, que devem ser visualizados com poucos clicks em menos de um minuto.
Em primeiro lugar, utilize um bom software que categorize receitas e despesas com um bom plano de contas e gere com poucos clicks os relatório necessários. Preocupe-se que o software seja de fácil digitação, para que ao fazer os lançamentos já possam ser feitas as associações do plano de contas, projetos e centro de custos quando for o caso, contas/bancos e clientes.
1. Relatório sintético
Como sugestão, use um relatório sintético com totais da prestação de contas desejada, para facilitar a visualização e entendimento.
2. Relatório analítico
Posteriormente será importante ter a relação das entradas e saídas, que podem ser feitas em um relatório analítico ou extrato de conta com descrições, que servirá para conferência dos itens totalizados no relatório sintético.
3. DRE
Para análise estratégica, ainda poderá ser usado um DRE, que ajuda muito na visão de lucro ou prejuízo.
4. Fluxo de Caixa
Como elemento final e mais completo, a visualização do fluxo de caixa do todo ou especificamente de um evento, projeto de um cliente por período, seja mês a mês, ano a ano, ou até dia a dia poderá lhe dar uma nota extra na apresentação.
5. Conciliação bancária
Por último para validar tudo o que é mostrado, nada como uma conciliação bancária feita com o extrato gerado pelo banco e que possa ser conferida mostrando lançamento a lançamento tudo o que entrou na prestação de contas.
Faça o controle de suas finanças de maneira eficiente a partir de R$ 29,00 mensais
[button_2 color=”orange” align=”center” href=”http://bit.ly/FinanceiroWebExperimente”]EXPERIMENTAR AGORA GRATUITAMENTE[/button_2]