Neste post queremos alertar sobre virus na web e golpe do boleto que pode ser aplicado no seu gerenciador financeiro ao acessar o seu banco.
ATENÇÃO
Sempre ao acessar o gerenciador financeiro do seu banco verifique se o cadeado que fica ao lado da URL (site) está em verde, caso contrário você pode estar com problemas.
Existem situações distintas, em que talvez o cadeado apenas aponte uma inconsistência no código da página, e não oferece perigo, mas no caso acima procure saber o que está acontecendo e não pague nem digite a sua senha enquanto o cadeado estiver em vermelho.
Golpe do boleto por correspondência
Muitas vezes já recebi boletos com cedentes como “Empresa comercial do Brasil” com valores de anuidade, que podem facilmente ser confundidos com os valores devidos a sindicatos ou alguma outra anuidade pertinente a meu negócio, mas neste caso, nunca havia pedido o boleto ou tido contato com a empresa, que também não atende o telefone, ou seja uma fraude para angariar dinheiro de desatentos.
Mas se recebemos o documento e identificamos a fraude, não podemos denunciar e fazer justiça com os golpistas ? Estes boletos costumam conter uma mensagem bem pequena como a seguinte “pagamento facultativo”, que juridicamente dificulta muito qualquer ação para recuperação do pagamento.
Quando em nossa empresa registramos nossa marca, foi incrível o número de diferentes boletos com valores semelhantes ao do INPI que recebemos, foram cerca de oito boletos com cedentes diferentes mas com nomes que pareciam com o do inpi. Todos fraudulentos. Fica a pergunta: como conseguem nossos dados e informações que fizemos registro de marca ?
Golpe do boleto na WEB
Outro golpe, mais audacioso e um pouco mais difícil de ser percebido, acontece quando alguns tipos especiais de vírus se instalam em seu computador ou até somente como extensões do browser que você usa. No chrome, descobrimos uma extensão virótica que se instalou como “google update”.
O que acontece ? Veja no exemplo abaixo o código digitado corretamente:
Este tipo de vírus altera o número do boleto após o momento que você digita e então tem que clickar no confirma para pagar. OU quando você copia o código de barras (copiar e colar ou Ctrl+C e Ctrl+V).
O código do banco foi trocado e a conta/contrato para recebimento também. Fique atento.
CONCLUSÃO
Pensando nos clientes, criamos algumas proteções em nosso software para evitar este tipo de golpe, protegendo o código de barras contra malfeitores, mas quando isto acontece dentro do gerenciador financeiro do banco, somente os próprios bancos fornecedores destes softwares, podem evitar.
Portanto cuidado, ao inserir suas senhas em outros softwares para acessarem o seu banco e muita atenção para emissão de boletos, principalmente quando for emitir algum pela primeira vez, não existe milagre, ninguém gera um boleto com 100% de confiança em dois clicks, é necessário conferir os dados, carteiras que o banco usa e de preferência ser ajudado por um suporte bem treinado que passe segurança.
Faça o controle de suas finanças de maneira eficiente a partir de R$ 29,00 mensais
[button_2 color=”orange” align=”center” href=”http://bit.ly/DDAeBoletoBancarioExperimente”]EXPERIMENTAR AGORA GRATUITAMENTE[/button_2]