Utilizando o histórico financeiro e dados simples, vamos mostrar alguns exemplos de como analisar e qualificar clientes usando um bom software financeiro.
Quais clientes compram mais ?
É muito importante conhecer quem são os clientes, quem mais contribui para o faturamento, quais os cinco que mais pagam e ainda conhecer riscos como se existe diversidade no faturamento ou se o negócio funciona em função de um cliente principal.
Um bom exemplo é a analise da curva ABC de faturamento por cliente.
Onde estão ? Qual a melhor região ?
Já escutei a seguinte frase, “a melhor região é São Paulo”, e no ponto de vista do número de clientes o argumento é imbatível, mas se todos pensassem assim, o que seria das outras regiões, e da mesma maneira, porque empresas paulistas procuram outros mercados ? As vezes onde tem mais clientes, também tem mais concorrência, e talvez a região ao lado possa ser trabalhada com menos custo. Se você tiver um relatório que mostre a concentração de faturamento por região vai ficar bem mais fácil analisar.
Conhece o histórico do cliente ? Pode oferecer ou negar vantagens ?
Muitas vezes para vender é necessário ceder descontos, parcelar ou estender prazos de pagamento, negociações que só podem ser feitas com respaldo financeiro adequado, é necessário verificar disponibilidades de caixa e principalmente conhecer o histórico do cliente, bons pagadores podem receber benefícios, mas clientes que exigem muita negociação, precisam constantemente ser cobrados ou não costumam pagar em dia, precisam de atenção. Nossa sugestão é analisar o histórico do cliente, seja verificando o extrato por cliente ou ainda analisando as anotações feitas com o mesmo.
Faça o controle de suas finanças de maneira eficiente a partir de R$ 29,00 mensais
[button_2 color=”orange” align=”center” href=”http://bit.ly/DDAeBoletoBancarioExperimente”]EXPERIMENTAR AGORA GRATUITAMENTE[/button_2]