Suporte

CONTAS PESSOAIS x CONTA DA EMPRESA

Contas pessoais misturadas com a conta da empresa, são consideradas salários ou retiradas de lucro e geram muitas dificuldades para quem gerencia o financeiro da empresa. Se você é um empreendedor individual que faz tudo e não tem CNPJ, ou seja não pode abrir uma conta no banco para empresa, até se entende esta junção, mesmo assim aconselha-se a separar o que é da empresa e o que é pessoal.

Retiradas sem planejamento

Quando se mistura as contas pessoais com as da empresa, o primeiro problema que acontece é a falta de critérios para retirada, pois se usa o dinheiro conforme a necessidade, sem planejamento, e no momento em que a empresa precisa, o dinheiro pode já ter sido usado para uma despesa pessoal. Vários problemas podem aparecer.

Sócios

Sócios casados podem resolver tudo em casa, mas quando não for este o caso, com certeza esta mistura vai gerar desconfiança, brigas e provavelmente dissolver a sociedade. Em alguns casos, já vi a falência de empresas que não souberam gerir este tipo de problema.

Desorganização Familiar

Com as contas misturadas, fica mais difícil saber até quanto pode-se gastar, as despesas pessoais acontecem diariamente, e muitas delas sem a menor previsão, como por exemplo: “queimou uma lâmpada na sala, preciso comprar uma nova”, ou “acabou o açúcar e o café” e assim por diante. A partir de pequenas coisas, que não costumamos controlar, quando chega ao final do mês a conta pode surpreender muito. Se você costuma fazer saques para cobrir os gastos diários, a família começa a gastar mais sem perceber e a empresa fica cada vez mais sem controle.

Categorização das Despesas

Contas pessoais, geralmente são muito difíceis de rastrear, pois esquecemos se fizemos um lanche ou compramos um caderno e assim por diante. O que acontece é que quando vamos contar o dinheiro na carteira, percebemos que o mesmo desaparece com facilidade e quase sempre se faz a pergunta “onde foi que gastei o dinheiro que estava aqui ?”. A empresa necessita conhecer seus custos e ter o financeiro organizado, por isto precisamos anotar tudo e categorizar por tipo de despesa ou receita com um bom plano de contas. Simplificando, no mínimo precisamos distinguir as despesas fixas das variáveis e o que é investimento.

Organização e Planejamento

A empresa necessita ter um mínimo de organização para poder planejar, saber se pode investir, saber o quanto vai ter de pagar aos sócios e ao mesmo tempo cada sócio saber que poderá contar com certo montante todo mês. Tudo é uma questão de organização.

Conclusão

Se esta confusão acontece com você, providencie a abertura de uma conta específica para separar empresa do pessoal, e faça as transferências para sua conta de maneira organizada, de preferência com datas e valores pré-definidos. Claro que urgências podem acontecer, mas neste caso poderão ser rastreadas e analisadas facilmente. Por fim se ainda não tem, procure um bom software financeiro que possa organizar diferentes contas e categorizar entradas e saídas, o futuro da empresa poder bem melhor se bem planejado.

 

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