Suporte

EXISTEM DIFERENÇAS NAS COBRANÇAS POR BOLETO BANCÁRIO?

SIM, tanto para o cliente, quanto para o fornecedor ou cedente como é usado no boleto. Os bancos oferecem três principais modalidades, simples, simples com registro e a registrada com envio pelo banco. Na utilização da carteira simples a empresa gera, imprime e envia o boleto para o cliente, e o banco só saberá da existência do mesmo quando receber o pagamento efetuado pelo cliente. Na simples com registro, a empresa gera e envia o boleto e também envia um arquivo de registro diário com os boletos emitidos para o banco. Por último na utilização da registrada com envio pelo banco, a empresa apenas gera o boleto e envia o arquivo de registro, a impressão e envio para o cliente é feito banco.

 

VANTAGENS NA COBRANÇA POR BOLETO BANCÁRIO

O custo da carteira simples, geralmente é mais barato e o da registrada costuma ser mais caro pois inclui o envio, e na necessidade de alterações ou cancelamento de algum boleto, sempre tem alguma taxa a ser somada para o pagamento em questão. Na carteira simples, é mais fácil de alterar um vencimento ou valor do boleto o que torna muito mais rápido a interação com s clientes, além de não ser preciso pagar nada caso cancele o boleto ou algum cliente resolva depositar direto na conta. Por outro lado, na registrada, o banco automaticamente gera o processo de colocar a cobrança em cartório quando atrasada.

 

DESVANTAGENS NA COBRANÇA POR BOLETO BANCÁRIO

Para carteira registrada, e envio pelo banco, o processo de enviar o arquivo de registro costuma ser mais oneroso e não garante que o banco enviou corretamente o boleto no tempo certo. Você já recebeu algum documento vencido ? Já carteira simples, a dificuldade é ajuizar uma cobrança atrasada, que tem que ser feita pela empresa que emitiu o boleto, já por outro lado, como as empresas precisam sempre estar em contato com seus clientes, acredito que uma negociação é melhor do que um ajuizamento, que tem seus custos, e na maioria das vezes encerra um bom relacionamento com o cliente. Você continuaria a comprar de algum fornecedor que lhe cobrasse uma dívida em cartório ? Já me aconteceu, de não receber o boleto e em seguida receber uma carta do cartório, o fornecedor em seu processo automático nem percebia que um cliente bom pagador já poderia ter pago a dívida em tempo com uma simples ligação. O resultado deste tipo de acontecimento, foi trocar para um fornecedor mais atento.

 

CONCLUSÃO SOBRE BOLETOS BANCÁRIOS

Terceirizar a cobrança, muitas vezes para alguns é o método mais simples, mas como garantir que isto está funcionando. Emitir os boletos e enviá-los já foi um processo bastante complicado e oneroso, atualmente podemos contar com diversos softwares muito práticos e eficientes, o FinanceiroWeb tem muitas opções de impressão, envio por e-mail e facilidades para importação do arquivo retorno e conferência dos recebimentos. Hoje em apenas alguns minutos conseguimos gerar boletos para todos os contratos existentes e enviá-los de maneira automática e bastante rápida. No dia seguinte baixamos o arquivo retorno e ao importar para o sistema automaticamente é feita a baixa dos boleto e apresentada a famosa “francesinha” com a relação de clientes e valores recebidos. Depois é só escolher um dos relatórios para verificar os pagamentos ou quem está devendo.

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