Através do Sistema FinanceiroWeb, o Fluxo de Caixa da empresa é gerenciado de forma on-line, instantânea e com precisão. Vale lembrar que a sobrevivência de uma empresa depende do grau de acerto de sua gestão financeira. Se os fluxos de caixa são bem gerenciados, dimensiona-se com segurança o capital de giro. Essa é uma das grandes preocupações, pois atualmente os custos do dinheiro podem absorver valores significativos das receitas operacionais. Assim, podemos dizer de forma resumida, que o Fluxo de Caixa é o instrumento de planejamento financeiro, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa; em certo período de tempo projetado. Assim a visão do Fluxo de Caixa presente e projetado (futuro), são decisivos ao bom desempenho empresarial.
FLUXO DE CAIXA: PROCESSANDO AS TRANSAÇÕES
O processamento de transações no Sistema FinanceiroWeb é realizado de forma precisa, dinâmica e via internet. O bom andamento destas questões depende primordialmente de que o sistema FinanceiroWeb seja alimentado com dados reais e corretos pelo gestor financeiro ou funcionário responsável pela área.
Assim as informações de Fluxo de Caixa sejam numéricas ou gráficas expressarão a realidade financeira e fiscal da organização. O sistema de informação FinanceiroWeb, torna os processos da empresa mais confiáveis e menos burocráticos. De acordo com autor especializado (Laudon, 2004), “… sistemas de processamento de transações – SPTs; são sistemas integrados que atendem ao nível operacional da organização”, o autor afirma ainda que um SPT “… é um sistema computadorizado onde são registradas e processadas as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa”.
OS 6 OBJETIVOS DO PROCESSAMENTO DAS TRANSAÇÕES
De acordo com o parecer de especialistas há 6 objetivos principais para processar-se transações financeiras:
1) manter um alto grau de precisão e integridade;
2) produzir documentos e relatórios com eficiência;
3) elevar a eficiência e fidedignidade de trabalho;
4) ajudar a prover serviços incrementados;
5) ajudar a construir e manter a lealdade dos clientes; e
6) conquistar vantagens competitivas.
Cabe salientar que dificilmente com planilhas eletrônicas, tais como Excel e outras, conseguimos atingir os 6 Objetivos acima expostos, em especial os de número 1, 3 e 5.