Suporte

GERENCIAR PARA NÃO ENTRAR NO VERMELHO, PLANEJAR PARA SAIR.

Em tempos de crise, com as vendas caindo, inflação subindo, instabilidade política e econômica no país está mais difícil para as empresas manterem seu fluxo de caixa positivo. Várias empresas estão fechando, mas talvez a melhor solução não seja esta. Segundo Sulivan França “Os períodos mais turbulentos são os melhores para estudar o mercado e enxergar novas oportunidades”. Algumas atitudes práticas com relação ao financeiro, gerenciar para não entrar no vermelho, planejar para sair, podem garantir a longevidade da empresa.

Conhecimento

Ninguém controla o que não conhece, portanto é necessário conhecer as despesas para entender as que podem colocar a empresa no vermelho. Quando o lucro diminui, tem que se cortar despesas, é necessário ter estas bem anotadas, categorizadas, com totais por categoria exibidas em um plano de contas fácil de entender. O SEBRAE indica vários modelos de plano de contas, conforme seu negócio e maneira de trabalhar, mas em resumo, as contas principais são as mesmas. Segue abaixo a estrutura principal de um plano de contas sugerido pelo SEBRAE para empresas do simples, e que também sugerimos aos clientes de nosso software:

– RECEITAS
– Impostos
– Custos
– Folha
– Despesas administrativas
– Despesas Comerciais
– Despesas Operacionais
– Despesas Financeiras
– Investimentos
– Transferências

 

Cada um dos itens acima pode ter sub-itens conforme sua necessidade de controle. Obtenha os totais para cada item, e se possível mês a mês para verificar sazonalidades e períodos com valores discrepantes. Com os totais calculados fica mais fácil escolher por onde começar. Que tal iniciar pelos maiores?

relatorioFluxoCaixa

Faça o controle de suas finanças de maneira eficiente a partir de R$ 29,00 mensais

[button_2 color=”orange” align=”center” href=”http://bit.ly/DDAeBoletoBancarioExperimente”]EXPERIMENTAR AGORA GRATUITAMENTE[/button_2]

Tente entender com clareza o que são despesas fixas e variáveis, geralmente as variáveis são mais fáceis de cortar e tendem a aumentar ou diminuir junto com o faturamento, mas muitas vezes será inevitável eliminar despesas fixas.

Entenda bem e analise com carinho a folha de pagamento. Geralmente este item é o que tem valor de saídas mais alto, as vezes chega a quase 90% do total de despesas da empresa, e se inevitável terá que ser  alterado.

Planejamento e Comprometimento

Onde você quer ver sua empresa em cinco ou dez anos ?

O que preciso preciso mudar urgente ?

Tente fazer simulações e montar cenários a partir do plano de contas com visão de pelo menos um ano e com estes relatórios converse com os sócios e ou colaboradores pertinentes.

Escolha o que precisará ser cortado, economizado, o que pode renegociado, processos que podem ser otimizados e defina metas.

Realinhe as metas definidas com os cenários montados e gere uma referência financeira geral que deverá ser seguida. Mantenha os históricos para periodicamente reavaliar os resultados e as metas atingidas e não atingidas. Reavalie as metas, se são possíveis ou devem ser alteradas, pois o resultado final precisa ser alcançado.

Comprometa, em uma empresa não basta apenas um colaborador trabalhar, é preciso o envolvimento e comprometimento de todos, para tanto faça uma explanação clara sobre a situação, as metas que se pretende alcançar, os métodos que serão adotados, as responsabilidades de cada um e os riscos caso os resultados não sejam alcançados.

 

 

Uma empresa que sobrevive em momentos de crise, pode e tende a sair muito mais forte após o período de turbulência.

 

 

Rolar para cima

Receba a ligação de nosso consultor e mude a história da gestão financeira empresarial de seu negócio.

Cadastre-se e experimente agora!

Formulário preenchido!
Nossa equipe vai entrará em contato em breve, obrigado.