Quando e o quanto teremos de planejar o financeiro, diariamente, mensalmente ou anualmente? Eu diria que devemos colocar esforços no planejamento o suficiente para deixar claro a direção que queremos para nosso futuro.
Visão do futuro, que depende do passado conforme dispusermos de informações e do presente no uso de nosso conhecimento gerencial e se possível com o auxílio de ferramentas práticas e modernas para isto.
Quando?
É muito comum, principalmente em empresas grandes, no fim do ano, fazer o planejamento financeiro e orçamentário do ano seguinte, e durante o ano fazer reavaliações deste planejamento.
Em empresas pequenas, existe a possibilidade de mais dinamismo, e isto é mais fácil do que em empresas grandes, pois necessita de menos pessoas e estas geralmente tem mais contato durante o trabalho. A pequena empresa tem menos burocracia e deve aproveitar esta vantagem.
Oportunidades
Vamos supor que o gerente comercial, observou a oportunidade de atingir um novo mercado, mas para isto a empresa precisa contratar mais um vendedor. Em alguns cálculos rápidos verificamos o valor que a empresa terá de despesas a mais por mês e a previsão é de conseguir vendas para equilibrar este adicional em três meses.
Hora de planejar
O que preciso ?
Conhecer as contas, o fluxo de caixa previsto.
Diariamente o extrato deve ser acompanhado, de preferência com uma boa conciliação bancária, para verificar recebimentos, pagamentos e evitar furos no saldo.
Mensalmente, período da folha de pagamento e da maioria das contas como telefone, aluguel, energia elétrica e outros que podem ser previstos e digitados antecipadamente (bons softwares oferecem a função para repetir o lançamento por exemplo para os próximos 12 meses) gerando uma visão futura do próximo ano.
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Anualmente, pois existem taxa anuais como impostos para prefeitura, iptu, manutenção de registros de domínio www, taxas de entidades de classe, que podem impactar no fluxo de caixa, e nada pior do que a surpresa, por ter esquecido estas taxas. Além destas despesas anuais pode existir sazonalidades que somente serão vistas com clareza em uma análise anual, uma frase conhecida é a seguinte “o Brasil só começa depois do carnaval”, sabemos que estaremos trabalhando antes, mas para algumas empresas é comum ter uma diminuição nas vendas nos meses de janeiro e fevereiro, e se for este o seu caso, e a visão anual já estiver mostrando isto, ainda dá tempo para pensar em estratégias de vendas especiais para este período ou diminuição de despesas, férias para os funcionários e outras estratégias e aproveitem este tipo de sazonalidade, as vezes este pode ser o momento para iniciar novos projetos.