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RELATÓRIOS FINANCEIROS E O DESEMPENHO NOS NEGÓCIOS

Os últimos anos marcaram a grande preocupação das pequenas e médias empresas com sua gestão financeira, basta que consideremos o alto custo do dinheiro. Bons relatórios financeiros, neste contexto, garantem uma visualização rápida do Fluxo de Caixa que permite a análise da estimativa de liquidez corrente, como ponto relevante na tomada de decisões. Assim os sistemas de Gestão Financeira, via web (ex.: FinanceiroWeb), propõem-se a contribuir para o bom desempenho nos negócios, oferecendo além de uma ferramenta de controle financeiro, relatórios que permitam uma visualização antecipada das necessidades ou sobras de caixa; além de permitir simulações financeiras que auxiliam o gestor a planejar estrategicamente seu negócio.

Assim, os Sistemas dão ao gestor, uma visão global das atividades da organização, projetando as entradas e saídas do caixa, bem como todo o conjunto de decisões que afetam direta e indiretamente sua saúde financeira (DRE, EVA e outros). Permitem também estimar as operações a serem realizadas pela empresa (simulações), facilitando a análise e decisão de: melhores opções financeiras, linhas de crédito menos onerosas, composição percentual de capital próprio e de terceiros, bem como verificar os impactos das decisões em operações simuladas.

RELATÓRIOS FINANCEIROS: O ORÇAMENTO E SEUS CONTROLES

Planejar um orçamento para a empresa significa tratar do seu plano de atividades, no sentido de se atingir um objetivo previamente determinado. Nesse contexto, o Sistema e os Relatórios Financeiros (simulações) aparecem como uma ferramenta essencial para a organização encontrar o melhor caminho na consecução de sua missão e se preparar para as descontinuidades de mercado.

Assim é importante que se ressalte, que: “Sem um planejamento, a empresa terá mais dificuldades em gerir seus negócios. Mas um planejamento sem controle, não produz eficácia”.

Planejar significa conhecer a realidade, poder comparar ao que deveria ser, tomar conhecimento rápido das divergências e suas origens, e tomar medidas para a sua correção. A ligação entre planejamento e controle é importante no sentido de fechar o ciclo, que conduz a empresa à eficácia.
Ao se elaborar um orçamento, é importante ter em mente os diversos fatores a serem contemplados. Existem diversas formas de elaborar um orçamento dentro da empresa.

Uma delas é a abordagem adotada por Welsch (1983), na qual são listadas as principais etapas que consistem planejamento e controle orçamentário: 

  • Planejamento e controle de vendas;
  • Planejamento da produção;
  • Planejamento e controle da utilização e das compras de matérias-primas;
  • Planejamento e controle de custo de mão-de-obra direta;
  • Planejamento de despesas – custos indiretos de produção, despesas de vendas e administrativas;
  • Preparação e utilização de orçamentos variáveis de despesas;
  • Planejamento e controle de disponibilidades; e
  • Conclusão e utilização do plano de resultados.

Utilizando esses passos os gestores guiam-se para a formulação de um planejamento e controle financeiro que busque contemplar a maior parte dos aspectos do negócio. Porém, é válido lembrar que cada organização apresenta suas particularidades, logo, cabe aos responsáveis adotarem as próprias premissas, ferramentas e técnicas para a correta elaboração do orçamento empresarial.

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